šŒš®š§š¢šœš¢Ģš©š¢šØ ššž š…šššŸšž šœšžš„šžš›š«šØš® šƒš¢šš ššš š„š®š«šØš©šš


š‚šØš§šœšžš„š”šØ šš¢š¬š©šØĢƒšž ššš šØš«šš ššž š€š§š­šžš§šš ššž šˆš§šŸšØš«š¦šššœĢ§ššĢƒšØ š„š®š«šØš©šžš¢šš

O presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, inaugurou, esta quinta-feira - Dia da Europa -, a nova Antena de Informação Europeia, na Biblioteca Municipal, cujo objetivo resulta de um compromisso de aproximar a União Europeia dos cidadãos.

A inauguração da Antena de Informação Europeia em Fafe, em parceria com o Projeto Europe Direct Minho, promovido pelo Politécnico do CÔvado e do Ave, representa mais um passo na aproximação concreta entre as instituições europeias e os cidadãos. Este novo espaço funcionarÔ como elo de ligação entre a UE e a comunidade local, promovendo o acesso a informação clara sobre políticas europeias, oportunidades de participação e eventos de sensibilização.

Na ocasião, Antero Barbosa sublinhou a importância de reforçar, num tempo de desafios e incertezas, a ligação entre o espaço europeu e as comunidades locais com espaços como o que hoje apresentamos em Fafe.

"Esta Antena surge no momento certo. Este serÔ um espaço de difusão de informação sobre a União Europeia e as suas instituições, constituindo-se, assim, como um serviço de proximidade ao cidadão que reafirma os valores da União Europeia e sua ligação com a comunidade."

"HÔ, hoje, uma necessidade de termos consciência que somos cidadãos portugueses e cidadãos europeus. Temos que nos habituar a olhar para a União Europeia com sentimento de pertença.", rematou.

Maria José Fernandes, presidente do Politécnico do CÔvado e do Ave, referiu que "esta Antena de Informação Europeia tem como base a partilha e sensibilização de toda a comunidade para a Europa.

"A nossa chegada ao Município de Fafe é um privilégio e num espaço, como a Biblioteca Municipal, com uma localização fantÔstica e por onde circula muita gente. O Município ganharÔ com a nossa presença. Enquanto instituição de ensino superior, a nossa qualificação e capacitação serÔ uma mais valia."

No momento foi assinado o Protocolo entre a Câmara Municipal de Fafe e o Politécnico do CÔvado e do Ave que materializa esta parceria.

A sessão contou com diversos painéis: «A Europa é tão perto do Minho e de Fafe - O papel da Europe Direct Minho junto da Sociedade», por Alzira Costa, Coordenadora do Projeto Europe Direct Minho, e «Fafe integra a Rede BELC (Building Europe with Local Councillors)» com a participação de Paula Ramos Nogueira, Vereadora do Pelouro das Relações Internacionais da Câmara Municipal de Fafe.

Isabel Estrada Carvalhais, Ex-Deputada do Parlamento Europeu e Docente na Universidade do Minho, abordou «O impacto da União Europeia no quotidiano dos Cidadãos».

Para assinalar simbolicamente esta união e reforçar o sentimento de pertença europeia, as fachadas dos edifícios da Câmara Municipal de Fafe, do PalÔcio da Justiça, Casa da Cultura e da Biblioteca Municipal, serão iluminadas de cor azul na noite de 8 de maio.

footer-logos.png
NĆ£o encontra o que procura?
@ 2025 CĆ¢mara Municipal de Fafe | Todos os direitos reservados